5 Demonstrações simples sobre blog de noticias Explicado



A Notícia é 1 gênero textual jornalístico e nãeste literário que está presente em nosso dia a dia, a ser encontrada principalmente nos meios por comunicaçãeste.

Trata-se do um texto informativo Derivado do um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicaçãeste: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, Net, dentre outros.

As notícias podem possibilitar ser textos descritivos e narrativos ao exatamente tempo, apresentando tempo, espaço e as personagens envolvidas.

Características da notícia
As principais propriedades do gênero textual notícia sãeste:

Texto do cunho informativo
Textos descritivos e/ou narrativos
Textos relativamente curtos
Veiculado nos meios de comunicaçãeste
Linguagem formal, clara e objetiva
Textos utilizando títulos (principal e auxiliar)
Textos em terceira pessoa (impessoais)
Discurso indireto
Fatos reais, atuais e cotidianos
Estrutura e exemplo de notícia
Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:

Título primário e título auxiliar
A notícia é formada por 2 títulos.

O título primário, igualmente chamado por Manchete, sintetiza o tema qual será abordado. O outro título, 1 pouco maior, auxilia este entendimento do título principal, ou mesmo que, é um recorte do assunto qual será explorado.


Exemplo:

Olimpíadas Rio 2016 (Título principal)

Jogos Olímpicos e Paralímpicos do 2016 (Título auxiliar)

Lide
Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia. Trata-se do primeiro parágrafo, de que responderá as perguntas: Este Quê? Quem? Quando? Onde? Tais como? Por quê?

Trata-se de um parágrafo em qual Praticamente as informações qual estarão contidas na notícia deverãeste aparecer. É uma ferramenta demasiado importante, visto que desperta a atenção do leitor de modo a a leitura da notícia.

Exemplo:

Este Rio de Janeiro, sede Destes jogos Olímpicos e Paraolímpicos por 2016, vem se preparando para receptar milhões por turistas no maior evento esportivo do planeta. Os Jogos Olímpicos ocorrerãeste entre ESTES dias 05 e 21 do agosto e ESTES Jogos Paraolímpicos, qual contempla os atletas usando necessidades especiais, acontecerão por 7 a 18 por setembro.

Corpo da notícia
Pelo corpo da notícia, a notícia será apresentada com descrições Muito mais detalhadas.

Exemplo:

Segundo a página oficial do noticias de hoje “Rio 2016”, ESTES Jogos Olímpicos vãeste ocorrer em 17 tempo (05 e 21 por agosto) em quatro regiões da Cidade Maravilhosa, que totalizam 32 locais de competição: Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro. As Modalidades Olímpicas incluem 42 esportes, onde participarãeste 10.500 atletas do 206 países. Duas novas modalidades foram inclusas nos jogos Olímpicos por 2016: este Golfe e o Rugby.


Já os Jogos Paraolímpicos, destinados para atletas usando necessidades especiais, acontecerão em 11 tempo (7 a 18 por setembro) nas mesmas regiões da cidade (Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro), qual no total contemplam 20 locais de competição. São 23 modalidades esportivas, onde participarão 4.350 atletas do 178 países. A novidade é a inclusãeste do duas novas modalidades: a Canoagem e este Triatlo.

Diferença entre notícia e reportagem
Ainda de que a notícia e a reportagem sejam textos jornalísticos, a notícia se difere da reportagem na medida em de que é 1 texto informativo e impessoal, com teor opinativo, este qual é característico DE reportagens.

Para além disso, as notícias nãeste sãeste textos assinados pelo autor, enquanto as reportagens apresentam este nome do repórter.

Vale lembrar qual a notícia apresenta 1 tema atual, de modo inteiramente informativo. Enquanto isso, a reportagem aprofunda-se mais A cerca de os temas sociais e de interesse da sociedade, apresentando as opiniões do autor.

Exercícios A respeito de gênero textual notícia
1. Qual este objetivo primário do gênero textual notícia?

2. A notícia é encontrada geralmente em de que suportes?

3. Aponte as principais propriedades do gênero textual notícia.


Atividade Derivado do gênero textual notícia
Junto aos colegas do classe, e usando a ajuda do professor, produza uma notícia A respeito de um tema atual no País do futebol ou pelo mundo. Por exemplo, Acerca a crise pelo País do futebol, os problemas ambientais, o aumento do desemprego, a crise por refugiados na Europa, dentre outros.


Se preferir, produza uma notícia Acerca 1 fato real ocorrido no bairro ou na cidade. Você Têm a possibilidade de escrever A cerca de o aumento da violência urbana, a campanha por vacinação, feira de livros, movimento cultural, dentre outros.

Feita a escolha, pesquise Acerca este tema e discuta com seus colegas. Mais adiante, organize este texto segundo a estrutura básica dos textos jornalísticos: títulos, lide e corpo da notícia.

De modo a represar o texto é importante ressaltar qual a notícia é um texto curto e objetivo, logo, não deverá aparecer a opiniãeste do seus autores

Esteja atento à linguagem utilizada, de que deverá ser formal, isento perder de Aspecto a clareza e as regras gramaticais. Bom produção!

Leia também:

Texto jornalístico
Gênero textual reportagem
Gêneros textuais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *